Grécia prevê aumento na produção de energia eólica com Plano Nacional

Image

9 GW de aplicações em armazenamento de energia já estão em operação no país e 4 GW de novos projetos já receberam licenças para começar.

Uma pesquisa desenvolvida pela empresa de consultoria em armazenamento de energia, Clean Horizon, traz diversos dados importantes sobre o mercado energético europeu.

A Grécia está entre os países em destaque da região pelo grande potencial do país no que diz respeito às novas tecnologias de armazenamento, assim como baterias de íon de lítio também.

Os dados coletados do país são bastante satisfatórios segundo a empresa, onde mostram que a Grécia já conta com 9 GW de aplicações desse segmento incluindo baterias e hidrelétricas bombeadas. Além disso, 4 GW de novos projetos também já foram licenciados e devem entrar em operação em breve.

Plano Nacional prevê redução na queima do carvão e aumento na produção de energia eólica e solar no país

Atualmente a matriz energética grega é tomada por gás natural e uso de combustíveis fósseis. Entretanto, o cenário deve mudar em breve com o Plano Nacional de Energia Climática da Grécia (NECP) que, por sua vez, prevê o fim da queima do carvão até 2028.

O aumento de fontes renováveis no país também está previsto, segundo o governo grego, onde 15 GW vindos de energia solar e eólica são esperados.

A eletrificação da mobilidade também está nos planos, onde ontem, 31 de agosto, um anúncio feito pelo Ministério do Meio Ambiente e Energia do país revelou um investimento de 9 milhões de euros para um projeto chamado "e-Astypalea", o qual prevê a substituição de veículos tradicionais por elétricos na ilha grega de Astypalea.

“O programa "e-Astypalea", elaborado pela Secretaria-Geral de Energia e Matérias-Primas Minerais da RIS, oferece um subsídio para a compra ou aluguel de veículos elétricos por residentes e empresas da ilha com a retirada simultânea de veículos antigos. A retirada é opcional, com exceção dos táxis para os quais é obrigatória. O orçamento total da ação ascende a 9 milhões de euros e será financiado pelo orçamento ordinário do Ministério do Ambiente e Energia , diz o governo grego em nota.

Com a eletrificação dos carros, o armazenamento de energia fica ainda mais aquecido para os próximos anos.

450 milhões de euros serão investidos em novas instalações de armazenamento de energia

O armazenamento de energia trará segurança energética à Grécia, ao menos é o que dizem os especialistas do setor.

De acordo com a Clean Horizon, o país vem se mostrando bastante entusiasmado com as novas implementações energéticas e com foco em colocar o armazenamento de energia em diversos mercados pelo país.

Ainda segundo a consultoria, a análise criada pela empresa revela dois mercados em particular sendo a regulação de frequência primária, como também reserva de controle de frequência, ambos promissores para baterias.
Cerca de 450 milhões de euros serão fornecidos pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência para apoiar as novas instalações de sistemas de armazenamento de energia no país, segundo a Clean Horizon.

A expectativa agora é que a Europa como um todo desenvolvam projetos inovadores e sustentáveis no que diz respeito à produção de energia.

Fonte: Canal Eólica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: