Potencial da produção solar fotovoltaica será tema do Fórum GD está semana

Image

Evento, que acontece em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 11 e 12 de agosto, trará dados atualizados da produção via geração distribuída no país

Na última semana novos investimentos na área de energia foram anunciados para a região centro-oeste do Brasil através do Ministério de Minas e Energia(MME). Entre eles estão 21 projetos voltados para energia renovável, sendo elas biomassa, PCHs e centrais solar fotovoltaicas.

Orçado em 4 bilhões de reais somente para um dos estados da região é de se pensar o grande potencial da mesma para projetos sustentáveis, principalmente aqueles que envolvem a produção através da geração distribuída.

Diante de todo esse potencial da região centro-oeste para produção renovável, sendo ela destaque na geração de energia, é que o Fórum GD – Região Centro-Oeste acontece a partir de amanhã em Cuiabá, no Mato Grosso.

O evento traz importantes painéis sobre o tema e entre eles está o grande potencial da energia solar fotovoltaica, a qual vem levando energia elétrica a muitas regiões como o pantanal.


Dados da ANEEL revelam que 9 a cada 10 cidades da região centro-oeste possuem produção solar fotovoltaica

A produção do solar fotovoltaica na região centro-oeste, a qual é composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, vem crescendo a cada ano e dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reforçam esse potencial através de números.

Segundo a agência 9 a cada 10 cidades da região possuem sistemas solares fotovoltaicos. Dados compilados este mês, pela Associação Brasileira de Geração Distribuída revelam que ao todo o Brasil conta com 6 GW de potência instalada vinda da GD, sendo 1 GW gerado somente da região Centro-Oeste.

E a tendência que o crescimento desse tipo de geração não pare. Recentemente os deputados estaduais derrubaram decisão contra a lei que isenta de ICMS a geração de energia solar no Mato Grosso, uma iniciativa importante em prol da produção renovável no país.


Painel trará histórico e perspectivas do setor GD para os próximos anos

Através do painel “Panorama Atual da GD/FV no centro-oeste do Brasil”, o fórum traz um debate rico sobre o assunto no segundo dia do evento.

O histórico dos últimos anos e as perspectivas para os próximos três anos do sistema GD/FV no centro –oeste será apresentado por especialistas como Merivaldo Britto, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), assim como Eduardo Oliveira, do Sindienergia – MT.

Também farão parte do debate Hewerton Martins, da Associação Movimento Solar Livre (MSL) e o empresário Thiago Arruda, da Oeste Solar Energia. A ideia é trazer a opinião de especialistas da área, assim como do próprio empresariado que tendo a base do crescimento do setor na região.

"Sendo o principal evento do setor no Brasil, o fórum tem um papel fundamental para a reunião, união e alinhamento de discursos para uma segurança política e jurídica", afirma Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias e Eventos, e diretor de marketing e institucional da ABGD.

Para saber mais sobre o Fórum GD – Região Centro –Oeste acesse: www.forumgdcentrooeste.com.br


Fonte: Canal Eólica BR


____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / I.S BRASIL / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / INSOLE/ SOLFACIL / NEXEN / GROWATT / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / EMBRASTEC / SMA/ COPERNICO / L8 / RENOVIGI/ FORTLEV SOLAR / GE / FOTUS ENERGIA SOLAR/ FIRTS SOLAR / SAJ / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / BRASSUNNY/ / MODULAR ESTRUTURAS / WIN / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: