Eólica bate novo recorde e atende aproximadamente 100% da demanda na região Nordeste

Image

A energia eólica representa 10,7% da matriz elétrica brasileira e vem se destacando na região nordeste, com a ampliação da utilização de fontes limpas.

A geração Eólica atendeu toda a demanda da região nordeste, recorde foi registrado na última quinta – feira (22). Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alcance foi de 11.399MW médios, montante suficiente para atender cerca de 102% da demanda da região no dia.

O último recorde ocorreu em 21 de julho, quando foram gerados a marca inédita de 11.094MW médios e atendimento de 99,9%. De acordo com dados do ONS, a energia eólica hoje representa 10,7% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue ao fim do ano atingindo 11,2%.

Atualmente a energia eólica se posiciona como a segunda maior fonte energética do Brasil, com mais de 19 GW de capacidade instalada no setor, 720 parques e 8.550 aerogeradores em operação.

Segundo Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABeeólica, no ano passado a eólica foi a fonte que mais cresceu, sendo responsável por 43,17% da nova capacidade instalada total adicionada à matriz.

Benefícios da Energia Eólica

A fonte de energia eólica além de ser renovável, gera renda e melhoria de vida para proprietários de terra, através do arredamento para colocar torres e permite que o proprietário siga com suas plantações e criação de animais.

Ainda de acordo com um infográfico divulgado pela ABeeólica, os parques eólicos contribui para o aumento do produto interno Bruto (PIB) e do Índice de desenvolvimento Humano do Munícipio (IDHM).

Foi realizado um comparativo entre munícipios que receberam parques eólicos, e com os que não receberam, sendo identificado que os munícipios que receberam a instalação obteve crescimento do PIB, com 21,15%, no período de 1999 a 2017. O IDHM chegou a marca de 20% em crescimento, no período de 2000 a 2010.

No Parque eólico, as turbinas ocupam apenas 8% da área, podendo chegar a 6%.

O infográfico pode ser acessado diretamente em: Energia Eólica: Os bons ventos do Brasil

Fonte: Canal Eólica BR
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / I.S BRASIL / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / GROWATT / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / EMBRASTEC / SMA/ COPERNICO / L8 / RENOVIGI/ FORTLEV SOLAR / GE / FOTUS ENERGIA SOLAR/ FIRTS SOLAR / SAJ / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / BRASSUNNY/ / MODULAR ESTRUTURAS / WIN / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: