Capacitação de mão de obra qualificada em energia solar será fomentada em evento no Paraná

Image

5ª edição do Solar Experience reunirá o setor de energia solar para capacitar integradores solares que desejam alavancar vendas e melhorar processos

A capacitação de mão de obra qualificada em energia solar tem sido cada vez mais necessária no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o setor solar brasileiro cresceu mais de 144% nos últimos anos, totalizando uma potência instalada de 26 GW até o momento, bem como já gerou mais de um milhão de empregos.

Assim, durante a agenda de workshops técnicos do 5º Solar Experience, os integradores solares terão a oportunidade de conhecer as boas práticas que levam o setor à excelência, desde cuidado com os componentes até a reforma tributária para que os integradores solares se tornem ainda mais especialistas no assunto. O evento contará também com a participação de vários especialistas em geração distribuída e centralizada de diversas regiões do Brasil.

Segundo Tiago Cassol Severo, um dos idealizadores do evento e CEO da CGP Engenharia e Consultoria, o crescimento expressivo do setor solar vem gerando oportunidades de emprego e qualificação profissional em todo o Brasil. Isso porque as empresas do setor estão contratando profissionais qualificados para atuar em diversas áreas, incluindo instalação, manutenção, vendas e consultoria.

“O mercado de energia solar tem se tornado cada vez mais consultivo com as novas oportunidades de negócios e a concorrência. Assim, a qualificação continuada das empresas será imprescindível para que elas se mantenham neste mercado", pontua ele.

Cassol comenta ainda que atualmente o país está com uma marca excelente de instalação solar, sendo o Paraná um dos estados protagonistas neste tipo de geração de energia.

“O Brasil está com uma marca excelente de instalação solar. Somando a Geração Centralizada com a Geração Distribuída já possuímos a potência de 37,8 GW de sistemas solares instalados em parques, em casas, em empresas e em diversas unidades consumidoras. O estado do Paraná é um dos protagonistas na geração solar brasileiro, no modelo de geração distribuída, onde já possui uma potência instalada de 2,5 GW e mais de 266 mil unidades consumidoras recebendo energia elétrica de sistemas solares” destaca Cassol.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que a região Sul sozinha hoje já é responsável por 6 GW de potência instalada no país. Dentre os estados sulistas, o Paraná é o segundo que mais gera energia a partir da GD e Maringá, onde o evento acontecerá, já possui mais de 11 mil unidades consumidoras em operação.

O evento ocorrerá no espaço Gleba Patrimônio Maringá, no Jardim Olímpico, entre os dias 07 e 08 de fevereiro, das 08h às 18h.

As inscrições podem ser feitas através do site https://www.solarexperience.eco.br/site/maringa/. Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato com a organização do evento através dos telefones (41)99637-5238, (11)98247-4142, (49)99201-1997.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: