Geração Distribuída a partir da micro e minigeração de energia chega a 26 GW no Brasil

Image

País já tem mais de dois milhões de unidades consumidoras conectadas, segundo ANEEL

A produção de energia através da Geração Distribuída chegou a 26GW de capacidade instalada. Os dados extraídos do sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), demonstram que o setor alcançou a marca a pouco tempo, porém já representa mais de dois milhões de unidades consumidoras conectadas.

Ao todo, 5545 municípios brasileiros já geram algum tipo de energia a partir de sistemas geridos pelos próprios consumidores. Já quando se fala em potência por regiões do país, o Sudeste é o líder em disparado com 8 GW gerado entre os quatro estados presentes, sendo São Paulo e Minas Gerais concorrentes diretos pela primeira posição do país.
Contudo, não é somente a região que cresceu, no último ano outras também mostraram potencial de crescimento, como a Sul, com 6GW e o Nordeste, com 5 GW.

Já a fonte que mais se destacou neste tipo de produção também foi a radiação solar, a qual é responsável por 99% da produção do país. Os sistemas, por sua vez, são liderados pelos residenciais, com 12 GW, assim como seguidos pelos comerciais, que representam 7GW desta produção e também a área rural, que sozinha já gera mais de 3 GW.

Segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a expectativa para a GD de 2024 é semelhante a de 2023, onde 7,4 GW foram adicionados a matriz energética brasileira. Ao todo 33,2 GW estão projetados em todo o país para a GD, bem como a movimentação de R$37 bilhões.


Por Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: