Primeira usina eólica offshore de grande escala é inaugurada nos Estados Unidos

Image

Capacidade do empreendimento é de 806 MW, assim como mais de três bilhões de reais foram investidos

O primeiro projeto em grande escala voltado a energia eólica offshore nos Estados Unidos foi inaugurado na última semana. Chamado de Vineyard Wind I, o projeto é de responsabilidade da empresa Iberdrola e pretende produzir mais de 806 MW de energia limpa através do vento.

Em operação, o projeto já vem abastecendo o estado norte-americano de Massachusetts, assim como traz 62 turbinas com 13 MW de capacidade cada uma. Vale reforçar que a construção do empreendimento vem acontecendo desde 2021 e deve atingir a capacidade plena este ano.

A nova usina, tem como expectativa, reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. mais de 1,6 milhão de toneladas são esperadas. Além disso, abastecer mais de 400.000 residências com energia renovável. Em nota, Pedro Azagra, CEO da Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos EUA, pontua que o novo empreendimento de energia eólica será um novo marco na matriz elétrica dos Estados Unidos.

“Este é um momento decisivo para a ação climática nos Estados Unidos e estamos vivenciando um amanhecer para o setor eólico offshore do país. À medida que a capacidade desse projeto histórico entra em operação, seguiremos apoiando todos os sócios que tornaram essa conquista possível” pontuou ele

Vale reforçar ainda que além de Vineyard Wind I, a Iberdrola tem projetos eólicos offshore em operação na Europa. Entre eles, o complexo East Anglia Hub, no Reino Unido, com três parques e capacidade instalada total de 2,9 GW, assim como o Saint-Brieuc, com 496 MW, na França e três parques no Mar Báltico, sendo Wikinger, 350 MW, Baltic Eagle, 476 MW e Windanker com 300 MW.

Por fim, também é importante comentar que a produção de energia eólica é um dos planos desenvolvidos pelo governo norte-americano a fim de descarbonizar a matriz energética nos próximos anos.



Fonte: Canal Eólica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: