Bósnia está investindo em energia eólica

Image

Dois projetos previstos para produzir 200 MW terá mais de 10 turbinas segundo Ministério do Meio Ambiente e Turismo

A Bósnia está pretendendo investir em energia eólica nos próximos anos. Chamado de VP Energokul, o novo parque está previsto para produzir mais de 200 MW de energia limpa através do vento, bem como o segundo prevê mais de dez turbinas de 5 MW em cada uma delas.

De responsabilidade da empresa pública de energia Elektroprivreda Bosne i Hercegovine (EPBiH), o primeiro projeto teve aprovação ambiental recente, bem como permissão para inseri-lo nas redes de transmissão. Além disso, o projeto será inserido em Ranca – Dobretici – Vitovlje Malo.

O segundo projeto, por sua vez, está em análise desde 2015 e será instalado nas montanhas Galica e Devecani. O projeto é de até 50 MW, composto por dez aerogeradores. No entanto, a empresa precisa primeiro iniciar as medições do vento em Vlašic.

Vale pontuar que a energia eólica na Bósnia e Herzegovina é uma fonte de energia renovável em crescimento. O país tem um potencial significativo para a geração de energia eólica, com ventos fortes e constantes em muitas áreas.

Até o momento existem dois parques eólicos em operação no país, contudo com as novas instalações a tendência é que esse potencial cresça consideravelmente.

Em nota, o governo da Bósnia e Herzegovina diz estar comprometido com o desenvolvimento de energias renováveis, e a energia eólica é uma parte importante dessa estratégia. O país tem um objetivo de gerar 50% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2050.

Por fim, vale reforçar ainda que energia eólica tem vários benefícios como a redução da poluição, como a criação de empregos e diversificação da matriz energética.

Fonte: Eólica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: