Sete projetos de Energia Eólica Offshore estão previstos na Irlanda

Image

Primeira fase para realização dos empreendimentos foi autorizada pelo governo na última semana. Iniciativa é vista como um marco para o país

A produção de energia através dos ventos está ganhando cada vez mais espaço no mundo e um exemplo vem da Irlanda. Na última semana o país liberou a primeira fase de desenvolvimento para sete projetos de energia eólica offshore, os quais serão montados sobre o mar.

Em nota, o Ministério de Meio Ambiente, Clima e Comunicações do país deu consentimento á área marítima a fim de estudar e viabilizar os projetos em alto mar. Para o ministro, Eamon Ryan TD, os consentimentos de área marítima (MACs) são um marco histórico para o país, uma vez que permitirão o desenvolvimento de energia limpa e renovável a partir do vento, assim como encontrarão os melhores projetos para isso.

“A concessão de MACs garante que apenas os projetos com maior viabilidade para cumprir as ambiciosas metas de energia da Irlanda possam avançar para o sistema de planejamento” destacou ele em nota.

Vale destacar que a concessão envolve o desenvolvimento de uma avaliação exaustiva com competência financeira e técnica para cada projeto. O ministério também reforça que a concessão de um MAC permite que os projetos da fase um participem do ORESS 1, o qual é o primeiro leilão de energia eólica offshore do país. Dessa forma o certame espera adquirir aproximadamente 2,5 GW de capacidade de geração de eletricidade através do vento nos próximos anos.

Ryan TD destaca ainda que a concessão dada aos projetos eólicos contribuirão não só com o desenvolvimento econômico e energético da Irlanda, mas também de forma efetiva para descarbonização do país.

“Com a concessão de licenças de área marítima [MACs] para sete projetos da Fase Um hoje, demos aos projetos de energia offshore mais viáveis ??e avançados da Irlanda a oportunidade de avançar no sistema de planejamento e alcançar o desenvolvimento, um marco significativo no caminho para a descarbonização do nosso abastecimento de energia e para garantir a independência energética. Esses primeiros consentimentos de área marítima [MACs] foram cuidadosamente elaborados para promover a implantação rápida e eficiente de energia renovável offshore, ao mesmo tempo em que protege os ricos e únicos recursos marítimos do Estado, conforme os princípios da Estrutura Nacional de Planejamento Marinho” explicou ele em nota.

Os projetos que receberão a concessão para seguir o seu desenvolvimento devem seguir as recomendações impostas pelo governo e são obrigados a pagar uma taxa anual ao Estado nos termos de seus MACs. Dentre os contemplados, por sua vez, estão Oriel Wind Park; Banco Arklow II; Banco Bray; Banco Kish; Matriz do Mar da Irlanda do Norte; Codling Wind Park (Codling I; Codling II); Skard Rocks e Dublin Array.


Fonte: Canal Eólica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: