Cinco projetos eólicos offshore no Brasil são lançados

Image

Juntos projetos devem gerar 5 GW de energia e devem abastecer a costa no nordeste, sudeste e sul do país.

Na última semana, um anúncio realizado pela empresa Corio Generation, subsidiária da Green Investment Group da Macquarie, destacou que o Brasil deve receber em breve cinco parques eólicos offshore. Os empreendimentos possuem uma capacidade combinada de mais de 5 GW.

A empresa internacional, por sua vez, receberá apoio da empresa brasileira Servtec. Os empreendimentos estão em fase de finalização da documentação e aprovações regulatórias segundo a Corio. E a expectativa é que três regiões do país sejam beneficiadas com os parques eólicos. São elas: Nordeste, Sudeste e Sul.

“A Corio e a Servtec pretendem solicitar arrendamentos para os cinco projetos de fundo fixo nas áreas marítimas do nordeste, sudeste e sul do país, variando de cerca de 500 MW a mais de 1,2 GW em capacidade instalada. Os projetos incluem o parque eólico Costa Nordeste de 1,2 GW na costa nordeste do Brasil, o parque eólico Vitória de 495 MW na costa sudeste do Brasil e os 1,2 GW Guarita , o Cassino de 1,2 GW e os 1.170 MW Rio Grandes projetos localizados na costa sul do Brasil” explica a Cório em nota.

Antes de escolher o Brasil, uma longa análise de mercado no país foi realizada. A análise conjunta das áreas marinhas do país e as considerações técnicas e ambientais, por sua vez, foram as responsáveis por selecionar cinco locais para avançar no desenvolvimento.

Jonathan Cole , CEO da Corio Generation, destacou em nota que o Brasil tem um grande potencial para este tipo de energia.

“O Brasil é abençoado com imensos recursos eólicos ao longo de sua costa, oferecendo uma nova fonte vital de energia limpa, acessível e confiável. Vemos uma grande oportunidade para aproveitar a energia eólica oceânica do Brasil, trazendo investimentos econômicos e empregos verdes para o país. ” afirmou ele.

Durante o lançamento dos projetos Cole também ressaltou a importância da parceria entre a Corio e a Servtec para o desenvolvimento dos projetos.

“Este é um dia histórico para Corio, marcando a entrada de nossa empresa nas Américas. Como desenvolvedora especialista em energia eólica offshore, com forte experiência industrial e profundo acesso a capital de longo prazo, a Corio tem o prazer de fazer parceria com a Servtec, uma das mais respeitadas desenvolvedoras de geração renovável no Brasil”, ressaltou Cole.

Potencial do Brasil para energia eólica

O Brasil é hoje o sexto no ranking de produção eólica no mundo segundo o Global Wind Energy Council (GWEC). A fonte através dos ventos é a segunda maior na matriz energética brasileira, assim como já gera 21,5 GW de capacidade instalada.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), o país conta hoje com 795 parques eólicos em operação, assim como mais de nove mil aerogeradores.

Para a Corio, o Brasil é visto como um novo e importante mercado de crescimento para a energia eólica offshore e dentre os fatores que impulsionam a demanda incluem a necessidade de identificar novas fontes de energia renovável de baixo custo, bem como o aumento da demanda de eletricidade em áreas costeiras densamente povoadas.

Lauro Fiuza Neto , sócio-gerente da Servtec Energia afirma que a parceria entre a empresa e a fabricante Corio trará ainda mais resultados ao país, assim como se mostra bastante empolgado com a oportunidade.

“É uma honra para a Servtec unir forças com a Corio para apoiar a energia eólica offshore no Brasil. Como um participante de longa data no setor de energia renovável, lideramos esforços para construir o que hoje é um mercado de energia eólica onshore de 22 GW. Estamos empolgados em embarcar novamente em uma jornada para criar uma fonte complementar de energia limpa para o Brasil em direção à economia de baixo carbono do futuro” finaliza ele.

Fonte: Eólica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: