Bateria de última geração será desenvolvida para implantar soluções de armazenamento de energia solar eólica

Image

Tecnologia está sendo construída em parceria entre a multinacional norte-americana Honeywell e a norueguesa Freyer

Uma parceria divulgada na última semana entre a empresa norte-americana Honeywell e a norueguesa Freyer revela que uma potente bateria de última geração está sendo desenvolvida a fim de fomentar o armazenamento de energia com fontes renováveis no mundo.

A ideia, segundo o acordo firmado entre as duas companhias, é alavancar a liderança da Honeywell em ofertas de tecnologia, incluindo automação integrada, instrumentação de campo e soluções de integração de segurança em seu processo de fabricação, tudo com a compra de 19 GWh de células de bateria produzidas pela Freyer de 2023 a 2030 para diversas aplicações de sistemas de armazenamento de energia.

O objetivo, segundo as empresas, é fornecer soluções inteligentes de armazenamento de energia para atender às necessidades de uma ampla gama de clientes comerciais e industriais nos próximos anos e envolver neste processo a ampla experiência em automação e software da Honeywell, incluindo sistemas de automação, garantia e controles de qualidade e software industrial para fornecer capacidade de fabricação em escala na Europa e nos EUA das baterias desenvolvidas pela Freyer.

Com todo esse potencial, a nova bateria de última geração será capaz de ser utilizada em várias aplicações energéticas incluindo grandes locais de geração de energia renovável solar e eólica.

Tom Einar Jensen , CEO da Freyer, destaca que o armazenamento terá um papel importante na transição energética das organizações e os novos investimentos permitirão levar ao mercado soluções de descarbonização do setor de sistemas de energia global.

“O armazenamento de bateria desempenha um papel crucial na transição das organizações para a geração de energia limpa. Honeywell é um parceiro ideal com equipes de classe mundial, tecnologia e experiência industrial e nosso compromisso compartilhado com a descarbonização do setor de sistemas de energia global servirá como base para nosso trabalho contínuo em conjunto. O anúncio de hoje também é um marco importante à medida que avançamos para um potencial H1 2022 Final Investment Decision ("FID") em nossa primeira Gigafactory em Mo i Rana, Noruega``, destaca ele em nota.

Baterias estão entre importantes soluções de armazenamento de energia e descarbonização

Assim como a produção de energia renovável, as baterias estão sendo vistas como importantes soluções na luta contra a descarbonização. A parceria entre a Honeywell e Freyer vem de encontro com um relatório desenvolvido pela Universidade de Stanford, a qual mostra que a rede elétrica dos EUA pode atingir 100% de penetração de energia renovável até 2050 através desse tipo de tecnologia.

O presidente e CEO da Honeywell, Ujjwal Kumar, também comentou o assunto e reforçou que a inserção do armazenamento de energia será fundamental daqui para a frente e que a parceria entre as empresas contribuirá efetivamente para este processo.

"A introdução de soluções de armazenamento descarbonizado em escala em vários mercados geográficos é vital para nossos esforços contínuos de sustentabilidade e, por sua vez, ajuda a tornar a energia renovável acessível e eficiente. Esta colaboração irá combinar as soluções de bateria de próxima geração da FREYR com os 20 anos de know-how da indústria de baterias de íon de lítio da Honeywell e rotas estabelecidas para mercados e clientes’’, finalizou ele.

Fonte: Canal Eólica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Eólica BR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: